19set
2019
0

Importância do Teatro

Dia 19 de Setembro é o dia Nacional do Teatro!
Arte e uma forma de expressão e de linguagem que nos permite demonstrar nossos sentimentos em diferentes  aspectos, sejam eles através da dança, da pintura, literatura, música e é claro, do teatro.

O teatro tem uma função muito importante na formação de uma criança pois auxilia o crescimento pessoal e cultural do indivíduo como um todo.

A etmologia da palavra teatro provém do grego théatron (“thea”, olhar com interesse; e “tron”, donde; ou seja: o local de onde se vê). Mas não significa ver no sentido comum, e sim ter uma experiencia intensa, profunda.

Através disso, conseguimos perceber quão importante é o papel do teatro para as crianças, pois além de explorar a imaginação, o convívio e relação social com seus colegas, aprender a aceitar as diferenças, desenvolver a auto-confiança, também proporciona uma oportunidade única de demostrar sentimentos, que às vezes, não conseguem ser demostrados de nenhuma outra forma.

A solidariedade, é um forte exemplo a ser dado, pois no teatro você precisa se doar aos seus colegas e ter completa confiança no outro, pois é impossível fazer teatro sozinho. Mesmo se tratando de um monólogo (discurso de uma só pessoa) ela precisará de alguma ajuda seja ela do figurinista, diretor, iluminador, sonoplasta, produtor. Enfim as vantagens de trabalhar o teatro na infância são incontáveis.

A importância do teatro é de tamanha magnitude, que devemos trabalhar com as crianças sempre com interesse e seriedade, seja na parte artistica ou pedagógica.

Além disso, ajuda a desenvolver um vasto conhecimento literário, tornando a leitura um motivo de diversão e não uma obrigação. O que é maravilhoso, permite as crianças grandes emoções e noção de comprometimento e responsabilidade.

Fonte: http://companhiadosatores.blogspot.com/2012/02/importancia-do-teatro-infantil-na.html