02nov
2018
0

Quarto Montessori

o que é e como surgiu

Conhecido pelas famosas camas no chão, o estilo de quarto montessoriano é de um quarto criado e ambientado para o bebê e não para o adulto, como vemos na maioria dos quartos infantis.

Essa proposta de decoração de quarto infantil, tem uma metodologia criada pela médica e educadora Maria Montessori, por isso o nome quarto montessori ou quarto montessoriano, é uma homenagem ao seus estudos e técnicas.

Foi em 1907 que Montessori implantou essa metodologia nos quartos, e esse método se expandiu de tal forma que, inúmeras escolas o aplicam em suas salas de aula.

Para Maria Montessori, o quarto do bebê e da criança deve ser feito par o uso e aproveito da criança, e não do papai e da mamãe. A maioria dos quartos de bebês que encontramos, tem a decoração voltada para a praticidade das atividades dos pais, não que isso seja errado. Mas, um quarto totalmente desenvolvido para os pais priva a criança de conhecer e explorar um mundo cheio de conhecimento.

Por isso, o principal objetivo do quarto montessoriano é oferecer ao bebê e criança um ambiente totalmente para ela, ou seja, com móveis, objetos e brinquedos do seu tamanho e na altura de seus olhos. Dessa forma oferece a criança uma maior autonomia e liberdade, com uma segurança é claro.

 

Qual a importância de um quarto montessoriano para o bebê

Pesquisas revelam que os bebês nascem cheios de criatividade, e que por muitas vezes, os pais reprimem a manifestação dessa criatividade. Em quartos normais as crianças ficam presas em seus berços, e a maioria da decoração está acima de sua visão.

O quarto montessoriano irá despertar a criatividade da sua criança, fazendo com que ela desenvolva inúmeras atividades e habilidades.

 

Quarto montessoriano: qual as vantagens

 

brinquedos criativos

Além de ser linda a decoração do quarto montessori, a sua principal vantagem é o desenvolvimento que ele proporciona ao bebê.

Com o colchão e a cama no chão, o bebê terá mais liberdade. Por isso que é indicado a partir do período em que a criança começa a engatinhar.

Com tudo ao alcance de seus olhos, o bebê fica mais livre para explorar todo o ambiente criado para ela, exercendo toda a sua criatividade. Em casos de crianças mais um pouco mais velhas, é interessante colocar até algumas peças de roupas ao seu alcance, dessa forma ela pode se vestir sozinha.

Mas é muito importante que toda essa adaptação seja feita de forma segura para que seu bebê possa ficar lá brincando e aprendendo.

 

 

Dicas para montar seu quarto montessoriano

Você deve estar pensando: “ah, mas fazer um quarto montessori é caro e demanda muito material e tempo.” A Dr. Lava Tudo traz 5 dicas de como fazer um quarto montessori para o seu bebê com coisas que você já tem em casa, ou DIY (faça você mesmo). É simples, prático e a decoração criativa para o seu bebê irá ficar linda!

 

1. Berço no chão

 

quarto montessoriano cama

A dinâmica do berço do chão possibilita ao bebê uma maior independência e liberdade, tudo com muita segurança. O bom de um colchão no chão ao contrário do berço, é que a criança irá explorar todos os recursos disponíveis no quarto.

 

2. Bandeirinhas e lâmpadas

decoração quarto montessoriano

Procure uma decoração diferente e criativa para o novo quarto do seu filho(a). Use bandeirinha e luzes diferentes para estimular a criatividade dele e para se entreter com cores e formas.

 

3. Tapete

Tapete para quarto montessoriano

Se seu bebê está engatinhando ou aprendendo a andar, é muito importante que ele esteja fazendo isso em um lugar seguro para ele. Por isso, para o quarto monteriano, invista em uma tapete emborrachado ou um comum que seja macio e não cause alergias.

 

4. Brinquedos no chão

disponível em: quarto montessoriano

Autonomia e independência, é uma das propostas que o quarto montessoriano traz. Por isso deixe os brinquedos ao alcance da criança, para que ela possa pegar e brincar na hora que quiser, e também aprender a guardar.

 

5. Espelho

espelho no quarto montessoriano

Use espelhos para implementar a decoração. O espelho ajudará a criança na percepção dele ser uma pessoa distinta da mãe. Estudos comprovam que, por volta dos 6 aos 12 meses de vida do bebê, ele está em um mundo de descobertas. Por isso fica fascinado ao ver sua imagem refletida no espelho.

 

 

Fonte: https://drlavatudo.com/blog/quarto-montessoriano/